quinta-feira, 23 de maio de 2013

Patrulha da dengue. Projeto Chuá Chuá

Ao falarmos sobre o tema água, não podemos deixar de tratar deste assunto tão importante com os pequenos: A dengue. Em roda, conversamos sobre o tema, como prevenir,  quais os sintomas da doença e o mosquito que a causa.

Fizemos um cartaz com as informações para que os pais e a comunidade ficassem à par do tema.


Em seguida a professora lançou o desafio: procurar na escola focos de água parada para que o mosquito da dengue não pudesse se desenvolver. Para isso os ajudantes do dia receberam uma viseira de patrulheiros da dengue.


As crianças procuraram por toda a escola...


Nossa escola recebeu nota 10, nenhum foco do mosquito e nenhuma água parada!!! Ao final a professora pediu que os pequenos fizessem o mesmo em casa!! Todos contra a dengue!!!



Pintura com bexiga

Nesta atividade a professora entregou para cada criança 1 bexiga(cheia) e potinhos com tintas de diversas cores. Os alunos tiveram que fazer um desenho bem bonito utilizando as bexigas.



O resultado foi este!! Lindo!!!



segunda-feira, 20 de maio de 2013



Aguardem.....Projeto Colcha dos sentimentos vem ai......2° semestre novidades no blog.....


domingo, 12 de maio de 2013

adaptação de atividade...Buriti....









A professora Junia fez a adaptação da atividade do Buriti que a principio tinha como comanda recortar as imagens e colar na gravura da mesa....Ela foi além.....Depois da roda de conversa na qual trabalhou diversos conceitos como utensilios utilizados á mesa,comportamento,comidinhas preferidas,ela ofereceu um almoço especial,onde as crianças puderam vivenciar toda a situação...então o que era só imaginação virou realidade ,pois sempre ressaltamos que  brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e atenção e o Buriti oferece essas oportunidades de ir além....é só querer.....
Parabéns professora Junia pelo lindp trabalho realizado com sua turma.....

Educação Especial - Alinhavo

Nesta atividade trabalhamos a inicial do nome da criança, através do alinhavo. A professora pegou uma bandeja de isopor e fez furos bem grandes na inicial N. Podemos trabalhar nesta atividade o reconhecimento inicial do nome da criança, bem como a psicomotricidade fina.

Educação Especial - psicomotricidade fina


Trabalhando com a Educação Especial

Essa atividade foi adaptada do Livro Buriti Mirim onde o assunto principal era o mar. Nesta atividade trabalhamos o esponjado com o auxílio de um prendedor, além disso trabalhamos a cor azul, o animal marinho peixe e a quantidade cinco.
O assunto principal foi garantido, porém de uma outra forma. Nesta atividade conseguimos trabalhar diversos assuntos, bem como a psicomotricidade fina (movimento de pinça).

Dinâmica para Reunião de Pais

Dinâmica das Flores
 
A professora fez uma flor e no miolo colou a foto dos alunos. Em cada flor foi colocada uma palavra ou um sentimento que é necessário ou não , como: Limite, carinho, amor, medo etc
Para poder criar a participação de todos  a professora foi interagindo juntamente com os pais, criando um diálogo gostoso a cada palavra falada.
Foi feito também uma tag de agradecimento da reunião colada na flor, ao final os pais levam-a  como lembrancinha.