sexta-feira, 26 de abril de 2013

Receita bolo de milho da Galinha Ruiva. Projeto Emoções. Amizade


Esta semana trabalhamos a história da "Galinha Ruiva" onde as crianças ouviram a história contada pela professora e em seguida fizeram o reconto utilizando os fantoches.

Além de ouvirem a história e recontarem, as crianças assistiram ao teatro de fantoches contado pelas professoras que em seguida as convidaram para fazer o "Bolo da Galinha Ruiva".

 

 Diferente da história, as crianças prontamente ajudaram as professoras a fazer o bolo!!!


Em sala, relembramos os ingredientes da receita e a escrevemos coletivamente onde trabalhamos quantidade e letra inicial de cada palavra.


Ao final as crianças se deliciaram com o bolo!!!! Hummmmmmm



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Brincadeira Abraçando um amigo...Projeto Emoções



A  brincadeira nada mais é que uma adaptação da dança das cadeiras. Ao som de uma música os alunos dançam...ao parar a musica é correr para o abraço....a criança que ficar sem conseguir abraçar um amiguinho....fica fora da brincadeira...ganha a dupla que ficar por última no abraço......





Você tem saudade de quê ???



Oferecer, às crianças, a possibilidade de entrar  em contato com seus sentimentos.....através do projeto Emoções as crianças descobrem o que há por trás dos sentimentos e aprendem a falar sobre eles...

Brincadeira do pirata. Projeto Chuá Chuá.


Nesta brincadeira as crianças tiveram que seguir as pistas deixadas pelos "piratas" para encontrarem o tesouro perdido.

 Após seguirem todas as pistas as crianças finalmente encontraram o tesouro!!!!


Ao final contamos quantas moedas havia e como recompensa as professoras compraram uma deliciosa surpresa para toda a turma!!! Uma excelente forma de trabalhar o lúdico e matemática!!!




Lista animais marinhos. Projeto Chuá chuá

Nesta atividade a professora disponibilizou uma lista com o nome de diversos animais marinhos e suas respectivas fotos.

                                       


O aluno deveria encontrar na lista o animal pedido pela professora e colar embaixo da figura. Excelente forma de trabalhar estratégias de leitura com os pequenos!!



De quem é o sorriso? Projeto emoções

Nesta atividade a professora disponibilizou somente o sorriso de alguns alunos da sala e uma lista com os respectivos nomes. 


 As crianças deveriam observar os sorrisos, adivinhar de quem era, conferíamos se era realmente do amigo citado.


Em seguida um aluno era escolhido para encontrar o nome correto e colar embaixo do sorriso. 


domingo, 21 de abril de 2013

sábado, 20 de abril de 2013

Projeto Terra



Esse é o Tiquinho o nosso mascote!
Uma brincadeira com experiência muito divertida!
Um sapinho de borracha que ao ficar na água vai aumentando de tamanho. A professora envolveu esse momento falando que o sapo era mágico que iria acontecer uma surpresa, todos os dias as crianças fazem a observação e cuidam do mascote. Para a escolha do nome do sapo a sala fez uma votação.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia do índio



No dia do ìndio...trabalhamos a sequência numérica com os pequenos...A comanda era contar os indiozinhos que ilustravam a música e procurar em um banco númérico o números que representasse a quantidade....a seguir...a professora solicitou que fosse localizada na letra da música a palavra JACARÉ....momento ideal para trabalhar eixo qualitativo e quantitativo da palavra solicitada....

terça-feira, 9 de abril de 2013

Mural momentos felizes em família. Projeto emoções

Nesta atividade a professora solicitou que cada criança trouxesse de casa uma foto com um momento feliz em família. Em roda conversamos sobre cada foto onde as crianças puderam relatar aquele momento. Em seguida fizemos um lindo cartaz.




Pescaria reciclada. Projeto Chuá Chuá

 Nesta atividade as crianças se depararam com um "rio" todo sujo onde deveriam "pescar" o lixo e colocar no latão correto ; papel, plástico, alumínio e vidro. Ao final tivemos um "rio" limpinho limpinho!!!!





Quem é o amigo? Projeto emoções

Nesta atividade uma criança tinha o olho vendado e tinha que tatear o amigo e dizer oq estava sentindo: como é o cabelo, o rosto....em seguida deveria adivinhar quem era o amigo.




Pescaria. Projeto Chuá chuá

Nesta atividade as crianças tiveram um determinado tempo para pescar os peixinhos, passado o tempo cada criança contou quantos peixinhos havia pescado e a professora fez as intervenções: quantos peixinhos cada um pescou? quem pescou mais? quem pescou menos? Outra forma de trabalhar é a pescaria de letras, números e nomes. 




sexta-feira, 5 de abril de 2013

PROJETO EMOÇÕES BAÚ DA AMIZADE

        Esse é o "Baú da amizade" que guardará lembranças para o aluno que o levar para casa...
 

 
Ah, aceitamos encomendas! Se interessar entre em contato conosco!

Artes

 
 Vai uma dica para trabalhar com diversas técnicas... fazer cantinhos!!!
 

 



            
 
 
 
 
 
           Nesse dia fizemos o cantinho da pintura com esponja, pincel e lixa!!! Muito divertido!!

Projeto Terra

Damos ínicio ao nosso projeto, neste primeiro momento fizemos a "dinâmica do lixo", onde tivemos uma conversa sobre o que é reciclagem e coleta seletiva, depois as criança fizeram a separação correta do lixo.

Projeto Emoções - A festa do medo



 Depois de duas semanas trabalhando o medo, tivemos que encerrar com a "FESTA DO MEDO", as professoras fantasiaram-se de bruxas e fizeram um teatro, depois todos foram para a festa, com direito a "pernas de aranha", guloseimas e pirulitos e muita música e diversão.

Pintura gelada. Projeto Chuá Chuá

Quer fazer uma atividade de artes diferente? É só fazer gelinhos de tinta com um pouco de água..... E deixar a criançada se deliciar com esta pintura tão inusitada e divertida!!!!